Divulgação
Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo Pardal 2024 já está disponível para o eleitor baixá-lo em lojas de dispositivos móveis. A portaria com informações sobre a utilização da tecnologia sobre o encaminhamento de denúncias de propaganda irregular nas eleições foi publicada na sexta-feira (16).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Este ano, a novidade é o uso do aplicativo para relatar desvios nas campanhas eleitorais na internet. No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda irregular na internet e outras propagandas em desacordo com a legislação eleitoral, especificadas pelo próprio aplicativo.
Já pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel. O Pardal ADM, por sua vez, permite gerar uma notificação informatizada à pessoa, ao partido, à federação ou à coligação mencionada, acompanhada de um link específico para informar a regularização ou o esclarecimento do fato e anexar a documentação comprobatória.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, ainda, o SOS Voto – 1491 – para denúncias de qualquer lugar do país sobre a circulação de notícias falsas contra o processo eleitoral.
Campanha de Mesário voluntário
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), juntamente com a Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), lançou a campanha “Mesário Voluntário”.
As ações estão sendo veiculadas nos intervalos das programações das emissoras de rádio e televisão do Estado e têm por objetivo incentivar a participação do eleitor como mesário. A campanha irá até o dia 30 de agosto e conta com a participação de nomes ligados ao esporte, como o ex-jogador de vôlei Gustavo Andres, e à música, no caso Renato Borghetti.
Leia mais: